Paraná avança na integração do banco de dados com estados participantes do Codesul

15
abr
2014
Posted by: Administrador  /   Category: Tecnologia   /   Nenhum comentário

A integração dos bancos de dados entre os órgãos de identificação do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul vai permitir que o cidadão que mude de residência entre esses estados possa manter o número original do RG.

A elaboração de um projeto-piloto para emissão integrada de carteiras de identidade entre os quatro estados foi o ponto central da reunião de trabalho do Projeto Biosul, discutido na última quinta (10) e sexta-feira (11), na Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação (Celepar). O processo também garante mais segurança nas informações.

Da mesma forma, as informações de caráter criminal estarão interligadas, contribuindo para inibir ações criminosas praticadas por pessoas que têm um RG de outro estado do Codesul. “É mais uma ferramenta para utilizar a tecnologia de informação no combate ao crime. Esse sistema inaugura uma nova fase no Brasil, pelo qual é possível compartilhar a identificação com os estados co-irmãos, coibindo também as fraudes civis”, afirmou o secretário da Segurança Pública do Paraná, Leon Grupenmacher.

De acordo com o diretor do Instituto de Identificação do Paraná, Newton Tadeu Rocha, a implantação desse sistema unificado será gradativa, iniciando no fim deste mês. “Hoje, um catarinense, por exemplo, que se muda para o Paraná, se precisar tirar uma segunda via do documento de identidade, ele precisa voltar a Santa Catarina. Nós estamos oferecendo esse serviço para que ele aqui no Paraná possa fazer uma segunda via, mantendo o número lá de Santa Catarina. Da mesma forma o paranaense que tenha se mudado para o Rio Grande do Sul”, exemplificou ele.

Fonte: Celepar

Author Avatar

About the Author

Nenhum comentário


Support